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CARAVAN Comodoro 1978 STT

  • Writer: Professor Ricardo Martins de Souza
    Professor Ricardo Martins de Souza
  • Mar 31, 2021
  • 2 min read

Updated: Apr 28, 2021

Projeto nasceu para ser o laboratório da oficina e incomodar - muito - na categoria


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A categoria STT é de longe a mais tradicional dos tração traseira da arrancada brasileira, disputada na sua esmagadora maioria por Opalas 6 cilindros alimentados com carburadores.

Apesar dos recursos tecnológicos serem cada vez mais presentes, com diversos auxílios eletrônicos para a captação de dados e controles, a tocada ainda exige muito do piloto, especialmente pela limitação imposta pelo limite de pneus a serem utilizados (radial 205mm).

Nessa Caravan, todo o know-how da oficina, desenvolvido ao longo de mais de 40 anos foi aplicado.

O carro foi já disputava a categoria pelas mãos de um cliente e foi adquirida há alguns anos já com essa finalidade. O veiculo foi todo desmontado, recebi uma nova gaiola de proteção e teve seu interior e alguns itens externos pintados.

O motor será um 4pol, limitado pelo regulamento, mantendo o virabrequim na medida original. Os pistões são IASA e as bielas em alumínio da marca GRP. O comando é um "special order" feito pela Bullet Cams, com as especificações desenvolvidas especificamente para esse carro.

O cabeçote, um modelo 586 foi completamente retrabalhado, recebeu balanceiros roletados em aço, com válvulas em inox e lume-port.

O motor será alimentado por GIGANTESCOS carburadores Webber de 55mm (!!!), novíssimos, que já embarcaram dos EUA diretamente para o Brasil.O gerenciamento da parte elétrica assim como a aquisição de dados será toda feita por uma FT600.

O câmbio é um BF, com engate rápido e com relação escolhida a dedo pelo piloto e preparador Cléber Segantini. O diferencial é um Dana 44 com ladder-bar desenvolvida na própria oficina, com pontas e sopor feitos pelo Tom da DePauli Race Cars. Molas importadas e amortecedores QA1 fecham o kit de suspensão.


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O kit de freios dianteiros foi todo desenvolvido e produzido pela Usinagem Raniowski, com discos ventilados e cubos em alumínio, calcados com pneus Hoorsier front runner e rodas Weld Racing.

A estimativa é que o carro já comece a competir ainda esse ano e se espera algo ao redor de 400cv de roda, usando apenas metanol puro, sem aditivos, como combustível.

E aí, você também quer desenvolver um projeto pessoal? Entre em contato. Ficaremos muito felizes em poder te atender.

Um grande abraço

Segantini Preparações

Cléber Segantini (41)9.9237-8915

 
 
 

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